Biografia - Almir Sater

 
Biografia de Almir Sater.


Almir Sater, cujo nome completo é Eduardo Melke Sater, nasceu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 14 de Novembro de 1956. Começou a tocar violão quando criança, e só foi pegar na viola caipira quando foi para o Rio de Janeiro em 1976, acredite se quiser, estudar Direito! Mas não levou à frente e, influenciado por uma dupla mineira de viola caipira que tocava no Largo do Machado, RJ, tomou interesse pela viola e foi aprender a tocar a viola com ninguém mais nem menos que o próprio Tião Carreiro! Pois é, uma lenda criando um mito!
Voltou para sua cidade de natal, onde adotando o nome artístico "Lupe", formou a dupla "Lupe e Lampião". A dupla se desfez, e em 1979 Almir foi para São Paulo iniciar sua carreira solo, acompanhando contoras como Tetê Espínola e Diana Pequeno, e integrando o show "Vozes & Violas".
Em 1981, lançou seu primeiro disco, "Almir Sater", pela gravadora Continental com a presença especial de Tião Carreiro.
Em 1984, organizou a "Comitiva Esperança", que durante 3 meses percorreu mais de mil quilômetros pelo Pantanal com o objetivo de conhecer os costumes e a música do povo mato-grossensse. Ao fim, resultou na criação de um documentário dirigido por Paulo Simões e o albúm instrumental "Som da Gente", de 1985.
Em 1986, lançou o disco "Cria" em parceria com Renato Teixeira, destacando-se as músicas "Trem de Lata" e "Missões Naturais", as quais comporam juntos.
Em 1989, lançou quando estava nos EUA o disco "Rasta Bonito", onde havia presença do banjo Norte Americano. No mesmo ano, participou da abertura do Free Jazz Festival.
Em 1990, participou da novela "Pantanal", pela Rede Manchete, interpretando um peão misterioso chamado Trindade.
Em 1991, também na Rede Manchete, participou da novela "Ana Raio e Zé Trovão", onde logo após afastou-se da TV e foi se dedicar à sua música, lançando em 1994 o disco "Terra dos Sonhos".
Em 1996, voltou às telas quando interpretou "Pirilampo", na novela "Rei do Gado" pela Rede Globo.
Em 2006 projetou-se novamente com o CD "Um Violeiro toca", resumo de seus 25 anos de carreira, com destaque para a música-título do disco "Um Violeiro Toca" e o sucesso "Tocando em Frente".
Em 2015, Almir Sater e Renato Teixeira lançaram o álbum "AR" nas plataformas digitais.